quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Como deixar suculento o peito de frango grelhado







O simples segredo do frango suculento

Acredite, é possível fazer com que o peito de frango grelhado na frigideira fique saboroso e suculento. E não é nem um pouco difícil.



Ainda quando fazia UNESP, em Bauru, interior de São Paulo, a long time ago, costumava frequentar um - excelente, aliás - restaurante de comida mineira chamado "Coisas da Roça". Foi lá, com o dono e chef, que aprendi a dica sobre o peito de frango.

Lembro bem que havia pedido um "Frango à Mariana", cubos de filé com molho rosé, cobertos com batatas fritas. Depois de elogiar o prato, perguntei: "como você faz pra deixar esse frango tão molhado?". Foi aí que me explicou:

Antes de mais nada, a exemplo de qualquer outra carne, coloque aos poucos na frigideira. Se for o filé todo, coloque, no máximo, dois pedaços, dependendo da intensidade do fogo. Aí o "pulo do gato": vá gotejando água, aos poucos, com paciência. Importante: é pouca água de cada vez. Se encharcar o frango, ele seca. Aos poucos, goteje, espere secar. Goteje, espere secar.

Pode ser trabalhoso, especialmente quando você, como eu, preferir o filé mais grosso de frango. Entretanto, pode confiar, o resultado é surpreendente.

Não esqueça de, enquanto adiciona a água aos poucos, deglaçar o frango, ou seja, passá-lo no fundo da frigideira, onde o sabor se concentra. Simples assim! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário