quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Curso Intensidade Total e Nutrição Esportiva - Parte 2



Oi gente! Tudo bem?


Hoje termino de contar sobre o curso de domingo.





Os palestrantes da tarde foram o Waldemar Guimarães e sua mulher Fran Cabral.










Bora conferir...






A terceira palestra foi a mais longa, mas valeu muito a pena! Waldemar falou muito de periodização de treinos, mostrou detalhes dos treinos que montou para alguns atletas famosos e principalmente falou como é seu trabalho. Que se baseia em:










As descrições de cada um (vou pôr as fotos para não ficar chato):


















Em resumo ele utiliza isto como base para dar seus treinos (quem já leu seus livros ou ouviu um pouquinho sobre ele já deve saber). Ele não utiliza contagens, números, repetições. É tudo no "feeling", na experiência, no feedback dos alunos. Posso dizer uma coisa? Eu confio 95% neste método (só não confio muito para inciantes, mas não vou me aprofundar). Não é à toa que os melhores atletas classificados em campeonatos são os dele. É como ele disse, não tem segredo. Ou você treina quase até a falha (submáximo - geralmente para quem não visa hipertrofia), ou até a falha e falha total (aí para quem visa hipertrofia). 





Através de uma avaliação cineantropométrica inicial, e sabendo o tempo de treino, volume de exercícios, dieta e suplementação, estado anabólico, idade e outros fatores genéticos e um calendário oficial de competições ele monta a periodização de acordo com as necessidades do atleta. Aí dentro deste assunto ele deu milhões de exemplos de periodizações, mostrou treinos diferentes, treinos dos atletas, treinos específicos para mulheres, etc, etc, etc. Foi bem legal! Em resumo seu treino é baseado no HIT (HIGH INTENSITY TRAIN). Todo ele! Com cargas altas, intervalos curtos e treino e descansos bem divididos de acordo com a individualidade de cada um. Muitos treinadores utilizam o seu método hoje em dia, a Renata Muggiati por exemplo é um exemplo. Eu confesso que depois deste curso parei completamente de contar minhas repetições. Eu nunca ficava "travada" no número pensando: "ai deu 8 agora acabou".. não, eu sempre ia até minha falha. Agora mesmo deixo levar! E está sendo muito bom! Acho que usarei este método com meus futuros alunos também. (Já uso ele até ajudando o Iraê no treino dele. Né amor? "pára de contar, vai até a falha p***...", haha). Sou uma treinadora brava, ui.





E a quarta palestra foi sobre o treinamento com "tórus" (um tronco de árvore). A Fran Cabral falou sobre este método "milenar" que o Waldemar utilizou com ela. Este método visa o alongamento da musculatura, auxiliar a definição, e não para hipertrofia. Só se você conseguir aumentar o peso do tronco ou conseguir troncos cada vez maiores, mas acho difícil, haha.. Foi uma palestra bem curtinha, mais para explicar como funcionava mesmo.





E por fim tivemos uma "mesa redonda" (conversa) com os atletas que subiram ao palco e responderam todas as nossas perguntas pacientemente :)







Da esquerda pra direita: O treinador de lutadores (não lembro do nome dele, desculpa querido! haha segundo o Waldemar é o melhor do Brasil), Alessandra (triatleta treinada pelo Waldemar), e os fisiculturistas Mari Carvalho (Welness), Nicole Eccel (Body Fitness), Francielli Cabral (Bikini) e Alexandre Pamplona (Bodybuilding).





Em resumo foi isso pessoal! (Tiveram sorteios de kits da Nutrilatina tb mas não ganhamos nenhum! hahaha)





Se alguém tiver alguma dúvida é só falar. Não vou digitar tudo que aprendi, é só para vocês terem uma base do que rolou ;)





Mais fotos:







Waldemar






Meninas





Mais uma vez obrigada Tati e Gi pela companhia!


Beijos a todos, espero que tenham gostado!


Bru.



Nenhum comentário:

Postar um comentário