Oi gente! Hoje vou contar para vocês como foi o curso "Intensidade Total" e Nutrição Esportiva que rolou neste domingo aqui em Floripa. São tantas informações que nem sei por onde começar! hahaha
A programação foi esta (para não ficar escrevendo é mais fácil vocês verem a foto):
Hoje falo sobre as 2 primeiras palestras:
Gostei bastante da primeira palestra da nutricionista e atleta Luciane. Ela nos mostrou indicações nutricionais, falou sobre quase todos os tipos de suplementos, indicações para cada esporte, mostrou o que usa, o que come, qual sua rotina. Fiquei chocada! Ela está em dieta desde abril deste ano e vai passar o natal em dieta também! Ela só come ovos e salada (tem aparelho e não pode comer frango ainda), e vive a base de whey isolado e outros suplementos. É muita garra!!!! Haja foco! Ela faz aero em jejum (todo dia acho), e treina pesado também! Gente, não tem segredo, é muita dieta, aeros, musculação, suplementação... esses atletas são muito guerreiros! Eu não aguentaria tanto tempo em dieta acho..
Tirei muitas dúvidas sobre quantidades, horários, o que tomar, o que evitar, foi muuuito produtiva essa palestra!
A segunda palestra, da Dra. Taty Faria também foi muito interessante. Mostrou os paradigmas que já existiram até hoje e nos instigou a utilizar novos meios de estratégias, novos meios para se alimentar e mostrou muitos estudos e muitas comprovações científicas. Estudos que vieram abalar a nossa crença de se alimentar de "3 em 3 horas".
Para quem está viajando vou tentar resumir o que ela quis dizer com o curso: Você precisa de síntese proteica ("produzir proteínas") para crescer certo? O que todos tentamos fazer é aumentar a nossa síntese proteica de diversas formas. Só que para crescer, é necessário ter "estímulos", e para poder ter este estímulo crescer você precisa ter "quedas" em seu organismo também. Ao se alimentar de 3 em 3 horas você mantém uma alta concentração sustentada de EAAS (aminoácidos essenciais), mesmo que a leucina tenha decaído. Isto é insuficiente para manter a síntese proteica elevada. Você precisa de uma queda dos EAAS para gerar um novo estímulo para a síntese proteica. O que os pesquisadores vem estudado é que o ideal é que você ingira menos refeições sólidas durante o dia, com intervalos maiores e entre as refeições faça uma "refeição líquida", contendo 15g de EAAS ou 3,4g de leucina + carbo (malto ou waxy maize). A fim de variar a concentração de leucina para mudar este estímulo. Ou seja, NOVO CONCEITO = intervalos maiores entre as refeições e entre elas administrar leucina (ou EAAS) + carbo.
Ex: REFEIÇÃO 1 - SHAKE CHO + BCAAS - REFEIÇÃO 2 - SHAKE CHO + BCAAS - REFEIÇÃO 3 - SHAKE CHO + BCAAS - REFEIÇÃO 4
Exemplo de horário das refeições sólidas: às 8:00hs (1), às 12:00hs (2), às 16:00hs (3) e às 20:00hs (4).
Eu perguntei para a doutora se teria que ser líquida mesmo, por viver em dieta já não é fácil e sem mastigar ainda, eu ia pirar! haha Porque vejo que algumas pessoas consomem bata doce (carbo) + aminoácido líquido (EAAS), ou pêra (carbo) + bcaas, e por coincidência ou não se encaixaria nesta tese. Mas ela disse que tem que ser líquida sim, por causa da rapidez da absorção.. ai eu viiixii, ferrou! haha EU sinceramente não se se aguento uma dieta muito líquida.
Como ela mesma disse, essa não é a verdade absoluta. Ela só estava lá para mostrar como não existe receita de bolo. O que é bom para você pode não ser bom para mim. O jeito é cada um fazer o que acha melhor e ver os resultados. Confesso que fiquei curiosa em testar a nova tese.. se os estudo confirmam não custa tentar né?! Quem sabe...
Bom, para não ficar um post muito grande decido-me em parar por aqui e falo dos outros assuntos amanhã ok?
Deixo aqui algumas fotos com a Dra. Tatiany Faria:
Tati parceira, Taty palestrante e Gi!! Vcs foram demais meninas! Obrigada pela companhia.
p.s. Uma menina do grupo Fit&Fab nos reconheceu (lembrou do blog!) e ficou conversando com a gente. Se identifique aqui porfavorrr, esquecemos seu nome! :( Não vamos perder contato ok!?
Espero que façam bom proveito das informações. Ao longo dos posts do blog darei "toques mais específicos" do que aprendi ok?
Beijos a todos, aguardem a segunda parte!
Att, Bru.
Nenhum comentário:
Postar um comentário