quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Estrias. Difícil de acabar, mas dá prá melhorar



by Roberto M.
O que é estria? Como surgem as estrias? Existe tratamento para acabar com as estrias? Dá para prevenir o surgimento da estria?
estria é um rompimento da pele, que acontece quando ela se estica acima de sua capacidade elástica.
Ao romper-se, o tecido da pele forma uma fissura que é preenchida por um outro tipo de tecido.

O aparecimento de estrias tem tendência genética. Isso não significa que todas as pessoas da família terão estrias, mas se ninguém da família tiver predisposição, a estria não surge espontaneamente.


Uma das causas do aparecimento de estrias é o rompimento da pele pelo crescimento repentino. Esse tipo de estria ocorre principalmente em adolescentes, pois na adolescência, observa-se um intenso crescimento do esqueleto, denominado estirão puberal.


Outra causa do rompimento da pele e o conseqüente aparecimento de estrias é o aumento das gorduras localizadas, principalmente nas coxas, na barriga, nas nádegas e nos seios.


O aumento exagerado da musculatura também pode fazer com que a pele não acompanhe o processo, se rompa e provoque estrias. Isso ocorre principalmente nas costas, quando a pessoa pratica musculação em doses exageradas.


Um emagrecimento rápido deixa a pele flácida; a flacidez também pode provocar estrias.
A alteração rápida de peso (tanto para cima quanto para baixo) é um dos principais vilões causadores de estrias. Principalmente para quem já tem tendência, é fundamental evitar o “efeito sanfona” de emagrecer e engordar várias vezes seguidas, para prevenir o aparecimento das estrias.


Dá para atenuar a probabilidade do aparecimento de estrias, hidratando e tonificando a pele, com cremes e óleos, como o de amêndoa, por exemplo.


Mulheres grávidas devem usar esses hidratantes e tonificantes, na barriga e no seio, durante toda a gestação e também depois que o bebê nascer, pois após o nascimento, a produção de leite faz aumentar o volume do seio e a pele pode não suportar.


Não existe tratamento 100% eficaz para estrias. Cremes e óleos não acabam com elas, apenas reduzem a visibilidade, clareiam e diminuem a profundidade. Mas cada caso é um caso. Tudo depende do tempo de existência da estria no corpo.


As estrias têm colorações diferentes conforme vai passando o tempo em que elas surgiram.
Até um mês de idade, elas têm um tom rosado e são claras. O tratamento nessa época tem um bom resultado, já que pode torná-las quase transparentes.


Num segundo momento, que dura de 30 dias a um ano, predomina a cor roxa, e as estrias ficam mais largas, longas e salientes. Nesse período, a eficácia do tratamento chega a cerca de 60%.


Após um ano, a estria se cicatriza e apresenta uma cor esbranquiçada, podendo ter até dois centímetros de largura. Nesse estágio, o tratamento consegue apenas um estreitamento e diminuição da profundidade das estrias, a chance de reduzir a visibilidade é muito pequena.


Os tratamentos podem ser feitos em clínicas de estética ou com dermatologistas, dependendo da gravidade do caso. Geralmente, são utilizados cremes à base de ácido retinóico (usado para proteger a pele do envelhecimento) que exige certo afastamento do sol e a microdermoabrasão, uma espécie de lixamento da pele, feito com pomada anestésica. Há também a mesoterapia, em que se aplicam substâncias que renovam as células, tornando-as mais fortes e aumentando a elasticidade; existem tratamentos a laser; peelings químicos e lifting com correntes galvânicas.


Todas as técnicas de tratamento visam melhorar a aparência e o aspecto estético, estimulando a formação de tecido colágeno nas estrias.


Vale lembrar, que todos os tratamentos citados acima são procedimentos médicos, devendo por isso, ser realizados, sempre, sob a orientação de profissionais especializados e qualificados.
Mais links









Dorgas, larguei... Agora uso isso!











Veja seu nome em vários idiomas







Nenhum comentário:

Postar um comentário