quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Homem espiritual, homem natural...



Pois bem, quanto mais eu estudo e trabalho mais eu percebo que a qualidade do meu trabalho está em como entendo a estrutura do pensamento das pessoas e portanto compreendo como elas racionalizam suas ações.



Sentado na cama de um hotel observando minha esposa ler calmamente o livro que me deu, realoco verbalmente a algazarra da minha filha mais velha para o quarto ao lado enquanto observo calmamente o baita water-foot (pé d"água) afogar nosso passeio da tarde. Ganho uns minutos para dividir com voces algo que não tem a ver diretamente com fisiologia ou bioquimica, mas que tem a ver com o interior de cada um de nós e que nos impulsiona para o treino ou não.



Meu pai costumava dizer a mim que se um dia eu descobrisse algo que fizesse a pessoa ter vontade de fazer exercícios, teria entao êxito real no que faço e teria resolvido todos os problemas possiveis. Comecei a raciocinar sobre o pensamento dele e descobri que a solução ideal seriam pilulas e mais pilulas que nos trariam vontade de fazer tudo o que precisamos fazer e não queremos ou pelo menos achamos que não podemos. Destas pílulas tiraríamos força para trabalhar, estudar para o vestibular e até quem sabe ganhar um prêmio Nobel (já que o Brasil, apesar de quase ter tido um, não teve... ainda...).



Fato é que pensar sobre isso me trouxe uma noção que pode ser que para alguns de vocês ajude a racionalizar sua disciplina e força de vontade, enquanto não temos as tais pílulas mágicas...



Hoje eu penso que existem dois tipos de homens dentro de nós: um homem espiritual e um homem natural. O homem natural é o ser instintivo que toma as ações antes de pensar, o homem espiritual é o que pensa antes de agir. Não sou o único muito menos o primeiro a pensar dessa forma: Da filosofia do Tao que fala que o sábio age enquanto o tolo reage à teoria psicanalítica que fala da divisão do homem em id, ego e superego diversos outros manifestos, teorias e bate-papos de botequim falam sobre como a psiquê humana funciona. Eu, mais simples que isso, imagino um homem espiritual que pensa e faz e um homem natural que faz e depois pensa ou não pensa em momento algum.



Fazer é indispensável para a vida, mas pensar antes de fazer talvez seja indispensável para o sucesso da idéia que se deseja realizar e quando escrevo para voces contando sobre como fazer não o faço como verdade absoluta nem como algo a ser seguido como uma única solução milagreira...



Essa percepção dos tipos de homens que convivem dentro de nós vem de uma caminhada na esteira as 6 da manhã do domingo de carnaval, num hotel em outro país, em ordem de aquecer para um típico treino de "pernas" (como comumente denominamos "membros inferiores"). Tudo contra não é? treino de pernas, viagem, carnaval! 6 da manhã! esse cara é louco... eu comecei a pensar isso, a cada passo na esteira enquanto minha familia dormia calmamente no quarto enquanto eu nao retornava para fazer minha suplementação, tomar meu banho, me trocar e finalmente chamá-los para tomar café da manhã. Alias, café colonial de hotel americano que eu teria a oportunidade de contemplá-los comendo enquanto esperava a hora da minha refeição que estaria fazendo simplesmente tirando algo da minha mochila, abrindo ou chacoalhando com água tendo o prazer de sentir aquele gosto delicioso de proteína que tentaram exaustivamente mudar o sabor... daí eu pensei loucura completa... Phu-deu...



Fiz tudo isso como programado e no final do dia sentei dois minutos na varanda do quarto para pensar sobre isso e me vi face a face com a seguinte situaçao:



Após tanta discussao sobre o que fazer no carnaval, eu fiz, sem perceber, mas pensando, tudo o que faço na minha rotina normal, sem sofrimento, apenas para preservar a minha rotina, apenas para me preservar por estar preservando as minhas escolhas.



Pensei nas escolhas dos meus pacientes e fiquei tentando pensar na escolha de cada um deles porque se estivessemos falando de objetivos semelhantes não havia escolha de fato - a única escolha seria ser coerente com o que sempre fazemos - com algumas adaptações, mas ainda coerentes com o que desejamos.



Meu trabalho na maioria das vezes é partilhar desejos e objetivos que fazem com que pessoas diferentes desenvolvam rotinas semelhantes e dessa forma atravessem situaçoes semelhantes obtendo experiencias e consequentemente raciocinando sobre elas porque ninguem consegue estar imune o tempo todo ao pensamento sobre si próprio, sob sua condição como indivíduo. Nesse momento o homem espiritual age e guia o homem natural, fazendo com que ele faça o que é preciso em vez de fazer o que simplesmente consegue vislumbrar como ação momentânea, ou melhor, como reação.



Sabe pai, eu talvez não vá ser o cara que vai descobrir a pilula mágica do treino e da dieta, mas não me importo com isso porque acho que ninguem vai descobrir a pilula mágica do trabalho, estudo, honestidade e preocupação com o próximo (mesmo porque acho que essas ultimas pílulas ninguem compraria...) (apesar de ter certeza que o sucesso está mais relacionado com elas do que com qualquer outra pílula). Portanto me perdoe... Em todo caso, saiba que tenho sido um bom menino, com juízo, e sei que isso já é o bastante para o fazer se orgulhar um "baseline"...



Sabem, meus pacientes, o que desejo para vocês é que sejam pacientes e errem e aprendam, mas que se tiverem a oportunidade, aprendam com os erros ou com a sabedoria dos outros porque é menos dolorido e economiza tempo e se economiza tempo, economiza dinheiro - e hoje suplemento e academia estão caros pra caceta... PQP!



Sendo assim, sempre que possivel, pensem no que escrevi para vocês sobre o que fazer no carnaval, respeitem seus limites e no caso de voce que está lendo este texto por acaso ter alguem que gosta muito que faz dieta e treina, dê suporte a ele(a), estimule ou pelo menos não atrapalhe. Voce gosta daquilo que ele (ela) é e conseguir mudá-lo não o fará gostar mais, pelo contrário, talvez você não goste do que o obrigou a se tornar ou ainda talvez esse alguem nao goste do que se tornou e a partir daí tudo ficará confuso e algo desastroso...



(Sabe amor, eu gostaria muito de participar comendo com você, dormindo 5 minutos a mais com você, mas
contemplar você também é um nível de participação na sua rotina, onde fico feliz em
observar a sua  felicidade e de cada uma das pessoas que amamos, das que nós fizemos ou das que simplesmente trazemos conosco nessa nossa jornada. Obrigado por partilhar da minha companhia,
entender meu estilo de vida, respeitá-lo e ainda estimulá-lo como se para você não fizesse falta desse pedacico meu que eu destino ao que eu acredito. Quero que saiba ainda que é por isso que sou forte - nao porque faço o que faço, mas porque tenho seu apoio para continuar fazendo. Sem você eu não faria a ultima repetição de cada treino, nem tiraria o poquinho a mais de carboidrato que sobra no prato de vez em quando. Que jeito estranho de dizer eu te amo, né? rs...)



Abraço a todos e muita performance, muita saúde e cabeça focada sempre porque o que se quer é alcansável se você pensar que é... (lembra que tem duas formas de fazer algumas coisas na vida: acreditando no resultado ou buscando o resultado.)



Muzy







Nenhum comentário:

Postar um comentário