quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Mitos e verdades sobre dietas


Mitos e verdades sobre dietas pela psicóloga Ana Maria Rossi e publicado pelo site Vida Saudável.



Fazer dieta é estressante.

DEPENDE. Quando a dieta é radical, restringe alimentos essenciais, a pessoa perde o seu ponto de equilíbrio emocional. Fica com fome, mau humor, não se sente bem. A dieta se torna um sofrimento e muita gente desiste. Emagrecer não estressa quando a pessoa segue uma alimentação balanceada e pratica exercícios.



Não consigo fazer dieta quando estou estressado.

DEPENDE. Há pessoas que usam a comida para compensar suas frustrações ou como forma de gratificar-se e equilibrar as emoções depois de um dia cansativo, por exemplo. Mas a comida só mata a fome. Quem consegue gerenciar a ansiedade tem sucesso no emagrecimento.



Não consigo levar adiante as dietas porque não tenho tempo.

MITO. Quando a pessoa estabelece um planejamento para a dieta, e a coloca entre as prioridades do seu dia, encontra tempo. Pessoas que precisam sempre de um marco para começar a dieta (próxima segunda-feira, ano que vem…) devem prestar atenção a esse sinal. Qualquer dia é dia para começar uma dieta. Pode ser que a pessoa não esteja pronta para levar a sério o emagrecimento.



Vou emagrecer porque quero ficar bonita (o) para meu marido (esposa).

MITO. Se a pessoa não está convencida de emagrecer e conquistar uma vida mais saudável por ela própria o regime se torna um sacrifício e fracassa. Quando a pessoa não se sente gratificada por aquele esforço a tendência será voltar aos maus hábitos e engordar. Ninguém deve fazer dieta por alguém, mas por si mesmo.



Não emagreço porque não consigo ter disciplina.

VERDADE. Se a pessoa não está convencida de mudar para conquistar uma vida saudável não vai cruzar a linha de chegada. Para emagrecer é preciso estabelecer objetivos atingíveis e ter disciplina para concretizá-los. No meio do caminho pode haver eventuais recaídas, mas é importante não se deixar abalar por pequenos tropeços e seguir firme no objetivo. Uma dica é se dar pequenas gratificações a cada etapa alcançada. Essa gratificação não significa necessariamente comer chocolate. Pode ser visitar um amigo que não vê há muito tempo, encontrar tempo para ler um livro, ver um filme.



Não consigo emagrecer porque não tenho autoestima.

DEPENDE. Algumas pessoas passam a vida achando que há algo errado com elas. Você pode ser competente e ter sucesso, mas se sua autoestima é baixa, se sentirá inadequado. A autoestima parte da sua aceitação de si mesmo. Pessoas com baixa autoestima sofrem mais com problemas relacionados à ansiedade. Para sair desse ciclo é preciso aprender a se tratar como trata seu melhor amigo: dando-se apoio, afeto e evitando autocríticas. Assim pode concentrar sua energia nos obstáculos que lhe separam dos seus objetivos.



Para ter sucesso na dieta vou ter de me exercitar.

VERDADE. O sucesso de uma dieta depende de três fatores: equilíbrio emocional, atividade física e alimentação, nessa ordem de importância. Coloco atividade física antes de alimentação pela grande quantidade de benefícios que ela proporciona: ajuda na queima calórica, aceleração do metabolismo, além de proporcionar bem-estar e aumentar a autoestima. Ou seja, também ajuda no equilíbrio emocional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário