quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Os Cinco Atributos de Ouro





Há dezenas de razões diferentes para perdermos o sono e essa noite eu simplesmente não consegui apontar nenhuma que fosse de fato a que me tirou, na realidade que me impediu, de encontrar meus lençóis...



Senti uma ansiedade estranha desde o final da tarde, quase não consegui me concentrar no meu treinamento até que há alguns minutos me veio a mente uma frase do Fernando Marques proferida em resposta a uma pergunta de uma reporter sobre qual a parte mais importante de um atleta. Acertivamente ele responde: cabeça. um atleta que não tem cabeça, não vai a lugar algum.



Pensando sobre o desdobramento desta afirmação e incomodado no que ela queria dizer eu imaginei 5 atributos que eu gostaria de ter completamente, e que talvez fossem indispensáveis a qualquer atleta, e como bodybuilding é um estilo de vida, acabam sendo atributos indispensáveis a qualquer um no caminho a qualquer tipo de sucesso.




1. Segurança



Porque você se sente ameaçado? Será que a pessoa que fez tudo o que podia em torno de um único objetivo verdadeiro tem medo? Sabe quantos atletas acessam seu momento de disputa inseguros porque não fizeram seu melhor? Olham para o lado e BAM! Em vez da visualização da vitória, olham para o cara que está ao lado e pensam: será que ele treinou mais que eu? será que ele é mais merecedor do que eu? será que ele é mais corajoso do que eu? Agir com segurança fala mais sobre seu trabalho do que o resultado em si porque o atleta que está no pódio, de cabeça erguida sabe que sua capacidade de agir foi dada em grande parte pela sua atitude diária, suas regras, sua rotina frutos do quão verdadeira é a busca de uma imagem melhor de si próprio. Os outros competidores competiram entre si. Somente o campeão competiu consigo próprio.



2. Coragem



Coragem não é ausência de medo. Só os tolos não tem medo. Coragem é o domínio do medo e cá entre nós, do que você tem medo? A vida é feita de pessoas e desafios. Sócrates já dizia que não havia homem melhor do que outro, portanto não havia também homem pior do que outro. Porque voce teria medo de outro homem? Temer os desafios? Quando estes são colocados você nada tem, portanto, por mais que seja mal sucedido na sua empreitada, o máximo de ruim que pode acontecer é você não sair do lugar ou voltar para onde estava... Mas necessita-se coragem para olhar para si próprio, estudar seus erros todos sem condescendência e fazer certo o que aprendeu que era errado. Você tem medo de recomeçar? Porque? Se é justo agora que tem boa parte das respostas sobre o que não funciona? Então você abriu o "livro do professor", viu o que errou e mesmo conhecendo o que desconhecia ficou com medo de fazer a prova? Você reealmente acha que precisa provar alguma coisa? Ou você está criando dificuldades a partir dos seus medos? O medo é somente mais um desafio e é preciso ter medo para se desenvolver coragem. Somente o tolo é destemido, os vitoriosos são corajosos...



3. Auto suficiência



Quem poderá julgar seu esforço? Quem dirá que se ele é válido ou não se ninguém pode entrar na sua pele e enfrentar os seus desafios? Há pessoas que vão lhe falar sobre glórias passadas, metas atingidas, feitos memoráveis e rotinas sobre-humanas, mas quem falou que a sua não é? Suas dificuldades são suas sim, mas pense que na sua natureza você não conheceu nada diferente então porque reclama sendo que nunca viveu outra realidade? Olhe para as outras pessoas - mas não se compare! Cada um leva uma vida diferente com suas agruras e alegrias, mas ninguém deixaria de viver simplesmente para nao viver da forma que vive - portanto não há escolha verdadeira. Não é justo nem certo você aceitar críticas baseadas em realidades alheias. Simplesmente porque o que outros fizeram foram em situações completamente diferentes com dificuldades e facilidades que os levaram a este ou aquele ponto. Então o recordista mundial dos 100m razos em 1960 deixou de competir porque imaginou que não valeria a pena quebrar um recorde que seria quebrado alguns anos mais tarde? Não.... da mesma forma que o maratonista original Pheidippides correu as planícies gregas para chegar e não para ganhar a corrida de alguém. Vencer pela sua vontade é motivante porque o que você quer sempre é mais poderoso do que os outros querem de você.



4. Clarividência



Clarividência na minha opinião não é quem pode prever o futuro e sim quem é capaz de enxergar o presente. É tristemente comum vermos pessoas se obrigando a carregar reclamações sem fim como se levassem a todo instante um saco de pedregulhos, atrasando por vontade própria e própria responsabilidade seu próprio destino. O destino de todos é chegar e é imporante você saber disso porque quando você tem esta certeza fica mais fácil escolher se quer fazer o percurso mais rápido ou mais devagar... Se você sabe o que quer, saiba que está melhor que a maioria das pessoas, pois infelizmente temos provas diárias de que cada vez mais menos pessoas sabem porque e o quê estão fazendo aqui. Agora, se você sabe o que quer e tem meios para atingir isso, pare de reclamar: enxergue seu copo meio vazio como um copo meio cheio e trate de enxê-lo em vez de gastar tempo praguejando porque este não está completo, ou ainda porque o copo do outro indivíduo, que na sua opinião merece menos do que você, está cheio. A resposta não está no merecimento, está na atitude. Provavelmente o outro não gastou o tempo dele reclamando, gastou fazendo. Se eu pudesse desaprendeer alguma coisa na minha vida, desaprenderia reclamar, porque com certeza é a forma mais estúpida de se perder tempo...



5. Auto controle



Vale para tudo. A filosofia do Tao já diz que o
homem sábio age e que somente o tolo reage. Note que as grandes cagadas
das nossas vidas são feitas em momentos de descontrole - erros não. Os
erros comuns são apredizado por serem oportunidades de fazer algo de uma
forma melhor. Normalmente os erros que cometemos
tem desdobramentos pessoais, são corrigíveis e não afetam as pessoas
que estão a nossa volta de forma indelével. Os atos impensados de reação
a estímulos sem nenhum controle afentam nosso futuro, as pessoas que
amamos e prejudicam todos que estão ligados direta ou indiretamente
naquela situação. De forma desmedida e sem justificativa ou crença, só
raiva, insegurança e medo, o tolo reage e compromete não só a si próprio
e não só em um momento único. Eu olho para um objeto de desejo e não
desejo o objeto, desejo o prazer momentâneo ou a sensação de alívio de
uma dor psíquica que aquela posse pode me causar. É o auto-controle que
me preserva na direção daquilo que quero por me manter no rumo de agir
da forma que acredito. O que te segura para fazer aquela ultima repetição? Como você compreende a dor que não é dor quando a fadiga vem como uma avalanche sobre você? Imagina se esta força fosse utilizada em cada aspecto da sua vida... Veja que aparentemente o auto-controle pode trazer todos os atributos a partir de si, porque é o domínio "do que precisa ser feito"sobre "o que eu gostaria de fazer agora". Com auto-controle desenvolve-se segurança por dominar seu foco. O auto-controle exercido com disciplina traz coragem porque é insistente no que tange a enfrentar seus medos. O auto-controle lhe poupa do instinto de competir inutilmente por insistentemente mostrar que se voce precisa ser melhor que alguém é porque de fato não está dando o melhor de si, e só dando o melhor de si é que se conquista este tipo de paz chamado vitória. A temperança que o auto-controle traz nos torna cada vez mais observadores e de fato precisamos aprender a enxergar - desta forma que clarividência é desenvolvida: com o tempo, porque o seu auto-controle lhe permite isso. 

A falta de auto controle não rouba somente seu
sucesso - rouba sua identidade. Quando começamos qualquer coisa na nossa
vida, de uma simples dieta à uma carreira profissional, encaramos o
desafio porque pensamos: Eu posso. Isto é que é real. Quando ameaçamos nosso sucesso agindo
de forma errática, perdemos a identidade que outrora estava sendo
construída, da mesma forma que a rotina constitiu placidamente o presente
e inexoravelmente e progressivamente o futuro.



Se eu posso lhe dizer algo nesse momento de madrugada insone é que não pare, não desista nem ajoelhe-se frente a uma dificuldade ou uma pessoa. Não dimiua o seu objetivo porque acha que é dificil. A dificuldade é aparencia, a capacidade é que é o real. Humpf... mais tranquilo dividindo um pensamento... Talvez a chave para tudo esteja nas mesmas formas de encarar a vida. Mesmo que existam milhares de situações diferentes, as soluções moram na forma que encaramos o problema e na avidez ao resolvê-lo.



Será que é isso?



Boa noite.



Muzy





Nenhum comentário:

Postar um comentário