Bom Dia gente! Ultimamente tenho visto, ouvido e lido muito sobre os erros que as pessoas praticantes de musculação cometem. Ouço muito "Faço musculação todos os dias, fico horas lá dentro, me alimento bem e não "saio do lugar", não evoluo, não cresço, não vejo resultados, etc..". Será que você está fazendo tudo certo mesmo? SE VOCÊ AINDA TEM DÚVIDAS LEIA ESSE POST!
Será que você se alimenta CORRETAMENTE? Será que treina CERTO? Será que dorme o tempo IDEAL? Será que não bebe MESMO? Será que você não se estressa DEMASIADAMENTE? Será que descansa o tempo CERTO entre exercícios ou dias de treino? Se você respondeu algum "não", concerteza essa será a razão para a sua "não-evolução".
PRINCIPAIS ERROS
TREINANDO DEMAIS:
Vejo pessoas que treinam os mesmos exercícios todos dos dias, ou ficam mais de 3 horas na academia, não dão estímulos diferentes ao seu corpo e não ouvem o que os profissionais de Educação Física sugerem. Tem muita gente que pensa assim: Deu certo até hoje, porque vou mudar de treino? Tem certeza que ainda está dando certo? Ou você estagnou de uns tempos para cá?
Muitas séries, muitos exercícios, muito volume, muito tempo. Isto é comum nas academias. Existe uma tendência de se acreditar que quanto mais, melhor. Na verdade, o meio termo (ideal de cada um) é o melhor. Cada praticante deve descobrir o quanto treinar para conseguir os resultados almejados e este é o maior desafio para quem trabalha com musculação. Isto leva tempo para aprender observando o corpo, testar, tentar, acertar e errar. Devemos descobrir o que melhor funciona e treinar da maneira que dá melhores resultados. Há um consenso de que a musculação não é uma atividade de longa duração, mas sim de intensidade. Grandes campeões treinam menos de uma hora por dia, porém com intensidade, pesado o suficiente para conseguirem completar as repetições estipuladas.
TREINANDO ERRADO:
Muitas pessoas treinam errado, acham que este é o movimento correto pois "sempre fizeram assim" e não sabem o mal que podem estar causando ao seu corpo.
Movimentos incorretos, peso demais, descanso longo entre exercícios. Uma situação muito comum é ver pessoas colocando muito peso nos exercícios e executá-los de maneira incorreta, deixando a desejar na eficiência. Passa-se a solicitar músculos adjacentes, estabilizadores, para conseguir mover o peso excessivo e o músculo alvo acaba não trabalhando o suficiente. Há também os que executam exercícios fugindo da biomecânica correta, muitas vezes porque aprenderam de forma errada. Descansar muito entre as séries faz com que a intensidade do treino caia – evite conversar entre uma série e outra. Converse ANTES ou DEPOIS do treino, se você não fizer corretamente como vai querer resultados corretos também? Não estou dizendo para ser antipático com as pessoas, mas a distração não lhe ajudará em nada. Por isso, converse na hora adequada, e não no meio de seu treino.
FAZENDO MUITAS ATIVIDADES ADICIONAIS:
Muitas pessoas praticam outras atividades físicas além da musculação e associam os dois muito intensos nos mesmo dias ou um dia logo após o outro. Você não sabe a sobrecarga que está aplicando no seu corpo! Imagina, uma pessoa corre vários quilômetros na rua, se desgasta horrores e no dia seguinte vai para a academia treinar pernas e panturrilhas. Não há dúvidas de que ele estará sobrecarregando a musculatura certo? No dia seguinte seus músculos querem descansar, recuperar.. Você irá catabolizar, perder forças, focus, pode interferir no desenvolvimento muscular.
Se as atividades forem controladas em seu todo, com intervalo de descanso e bom suporte nutricional, não haverá problemas, mas deve-se dosar as atividades com bom senso.
SE ALIMENTANDO INCORRETAMENTE:
A pessoa me diz: "ah, eu como bem". Aí eu digo: "O que é comer "bem" para você? Você come proteína só no almoço e olhe lá, tem intervalos muito grandes entre as refeições, não toma café da manhã direito, bebe só aos finais de semana, come muitas frutas ao longo do dia, barrinhas de cereais.. É isso?". Se você concorda, isto não é comer "bem" para a musculação, me perdoe. Se o seu objetivo é CRESCER, você está fazendo errado.
A nutrição correta é importantíssima para qualquer pessoa que pratica exercícios (a hidratação correta também é importante ok!). Sem uma alimentação voltada a recuperar e super compensar o desgaste ocasionado pela prática dos exercícios com pesos, não se conseguem resultados. E sem ter uma ingestão correta de macronutrientes você nunca conseguirá crescer adequadamente. Procure um nutricionista, somente ele poderá fazer uma dieta adequada para seu objetivo, respeitando sua individualidade biológica.
NÃO DESCANSA ADEQUADAMENTE ENTRE TREINOS:
É o princípio da Supercompensação tão falado no mundo do treinamento. O princípio da supercompensação nada mais é que respeitar todas as etapas do treinamento, desde o estímulo até o próximo estímulo, isto não é nada mais do que um ciclo, mas não adianta querer pular etapas ou adianta-las, pois ai você poder entrar em estado de cansaço excessivo podendo chegar até em overtraining, não obtendo resultado nenhum, correndo o risco de graves lesões desta maneira prejudicando sua saúde.
É necessário dar tempo suficiente entre um treino e outro, para que o organismo consiga recuperar-se e obter progresso na aquisição de volume muscular. Se o praticante não respeitar o tempo de recuperação, não conseguirá bons resultados. O tempo de recuperação pode variar conforme o desgaste ocasionado por um treino, podendo ir de 24 a 72 horas, ou mais.
NÃO MUDA O TREINO OU MUDA DEMAIS:
É necessário, periodicamente, fazer mudanças nos programas de treinamento, principalmente se o resultado não estiver satisfatório. Há também os que mudam o treino a toda hora, não permitindo ao corpo dar os sinais de que o programa funciona, ou não. Deve-se montar o programa de treino e executá-lo por um período suficiente para perceber os resultados e só então introduzir mudanças.
NÃO TREINA O SUFICIENTE E/OU COMETE MUITAS FALTAS:
São inúmeros as pessoas que faltam aos treinos, frequentam pouco as academias ou fazem delas pontos de encontro social e assim, evidentemente, não estimulam o corpo o suficiente para obterem resultados. Não adianta somente"ir", tem que ter uma rotina semanal adequada.
TEM MUITOS PROBLEMAS EMOCIONAIS:
O stress catabolisa!!! O desgaste emocional pode estressar, catabolizar mais do que o desgaste físico. Procure manter a calma e direcionar o máximo de sua energia para os objetivos físicos. O prazer da prática e os resultados acabarão por equilibrar seu emocional.
E aí, você estava fazendo tudo corretamente MESMO? hehe..
Espero que esse texto tenha esclarecido suas dúvidas e lhe ajudado
de alguma forma.
Atenciosamente, Bruna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário