quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Aproveite melhor seu suplemento alimentar - parte ...


Não é um post comum, na realidade é mais um desafio: controlar a concentração dos nossos "shakes" pré-treino, pós-treino e substituidores de refeição....

Como já havíamos falado em um post anterior, o líquido que usamos para diluir o nosso suplemento determina a velocidade de absorção deste e claro, se usamos algum tipo de composto misturado, isto tende a modificar ainda mais a dinâmica da digestão e absorção de nutrientes...

Dessa forma comentamos rapidamente a importancia de aproveitarmos a janela de orportunidade de absorção de carboidratos pós-treino como um momento interessante de se estimular a secreção de insulina combinado com um composto que tenha qualitativa e quantitativamente os nutrientes adequados para o momento.

Falamos ainda mais um pouco sobre a possibilidade de enriquecer nossos shakes de maneira programada, adicionando a compostos com quantidades pré-estabelecidas de proteína e carboidrato um desses macronutrientes segundo o momento metabólico no qual nos encontramos, ou seja, pode misturar um outro whey com um meal replacer para enriquecer a dose proteíca ou pode-se colocar carboidratos específicos num shake de whey num momento em que se desejar uma bebida com um teor de energia maior.

E por último, recomendamos que façam os shakes com água e as diferenças entre o uso de leite de vaca desnatado, integral, leite de soja ou outros compostos no que se refere a velocidade de absorção e aproveitamento do suplemento em questão.

Hoje vamos falar um pouco mais complicado: vamos falar em concentrações.
isto porque sempre surge a pergunta: quanto de água eu coloco? muda alguma coisa alem do gosto? o que muda?

Muda sim. Leia devagar...

A concentração do líquido que ingerimos determina a velocidade de absorção do mesmo, portanto, um cuidado a mais para a sua forma de preparar o seu shake: sabemos que concentrações acima de 14% já tendem a ter uma digestão/absorção lentificada tendendo a quase ter o mesmo tempo de esvaziamento gástrico e procesos de quebra de nutrientes de refeições pastosas semi-sólidas. o que quer dizer isso? que se voce diluir mais de 70g de substancia por 500ml de água, voce terá uma dinâmica dos processos de digestão letificada. Nao vamos fazer um juízo de valores: isso não quer dizer nem que é bom e nem que é ruim. Mas demanda que nós dominemos tal conhecimento para poder aproveitar melhor nossa suplementação, e seguem os exemplos:

1 - deixei para fazer minha refeição pós-treino muito em cima da hora do treinamento, o que fazer? diluir com o máximo de água possível para que ela tenha uma absorção mais rápida e assim, alem de disponibilizar nutrientes nos momentos adequados, não experimentemos aquela sensação de estômago cheio durante o treinamento.

2 - não vou conseguir realizar uma refeição no meio da tarde da forma que havia planejado e vou optar pelo uso de um susbtituidor de refeição, e ainda por cima, estou com fome, o que fazer? diminua a quantidade de água para que o paladar se acentue e a digestão se lentifique em ordem de provocar saciedade gástrica e haver a impressão de que uma refeição completa foi realizada. Assim conseguimos manter um mínimo de conforto durante uma dieta mais restritiva, fazendo com que a nossa adesão seja satisfatória.

Era isso que eu tinha para falar para vocês por hoje. Espero que gastem um tempinho para pensar no assunto e que ajude nas suas programações futuras.

boas refeições, bom treino e muita performace (com saúde - claro!)

abraço!

Muzy


Nenhum comentário:

Postar um comentário