quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Efeito hiperglicemiante dos alimentos





Hoje em dia o que mais se fala é em carboidratos simples, complexos, picos de insulina, tal alimento faz isso, outro faz aquilo. As pessoas vão lendo, ouvindo, e muitas vezes não sabem REALMENTE o efeito que cada alimento faz no organismo. Mais uma vez, uma dúvida foi esclarecida na aula de nutrição. Não basta saber se o alimento tem baixo ou alto índice glicêmico, você tem que saber qual CARGA GLICÊMICA ele tem. E isso nós sabemos de acordo com a QUANTIDADE que ingerimos do alimento, MISTURA  e PROCESSAMENTO do alimento. Isso eu não sabia! As vezes um alimento de alto índice glicêmico (como a cenoura por exemplo), pode não gerar impactos altos no organismo, se você consumí-la em pequena quantidade. Eu cortei a cenoura por medo desse "pico de insulina", veja que tolice a minha. 




Então vamos esclarecer algumas coisas..




O Índice Glicêmico é o indicador do impacto provocado por um determinado alimento no nosso organismo.  Se quiser saber mais leia a parte "O que é índice glicêmico dos alimentos?" desta postagem que fizemos há alguns dias atrás: http://dicas-paraemagrecer.blogspot.com.br/2012/07/um-alerta-populacao-indice-glicemico.html


A blogueira Roberta também publicou recentemente, em 3 partes, sobre este assunto. Para quem quiser entender mais a fundo deixo aqui os 3 links:

http://littlefat2fitness.blogspot.com.br/2012/08/tudo-sobre-carboidratos.html


http://littlefat2fitness.blogspot.com.br/2012/08/entendendo-o-indice-glicemico.html


http://littlefat2fitness.blogspot.com.br/2012/08/como-reduzir-o-indice-glicemico.html




Bom, voltando ao assunto.. Em relação aos carboidratos simples e complexos, qual a diferença?



Carbos Baixo IG (complexos)

Atingem a corrente sanguínea de forma lenta e contínua, promovendo a estabilidade da glicemia.



Carbos Alto IG (simples)

Pâncreas trabalha mais, eleva o pico de insulina.




Existem alguns complexos que provocam impactos iguais aos simples. Em virtude disto a carga glicêmica começou a ser usada. Pois ela mostra O QUÊ ingerimos e não só o impacto causado.




 






Carga glicêmica


CG = IG x teor de CHO disponível na porção do alimento*/100





*Cada alimento tem um teor de carboidratos. Esta tabela é gigante, futuramente coloco (hehe).





Ex da carga glicêmica:


Maçã média (150g) 42x22/100 = 9,2


1/2 cenoura (75g) 92x6/100 = 5,5 (olha a cenoura aí! nessa porção ela não tem impacto alto no organismo)





A maçã que tem IG baixo acabou tendo uma carga glicêmica maior do que a cenoura que tem IG Alto. Viram?





As misturas feitas entre os alimentos também podem alterar essa carga glicêmica. Ex: amido-gordura, amido-proteína.


E em geral as fibras tem efeito hiperglicemiante menor.





Viram como não é fácil esse mundinho da nutrição? Não basta saber qual alimento, mas sim as quantidades, horários, misturas. Por isso devemos valorizar os profissionais da área. para cada pessoa, alimento, refeição, necessidades há uma "continha" por trás disso tudo. Agora só basta procurar um nutricionista de sua confiança e montar sua dieta de acordo com as SUAS necessidades. Como já falamos várias vezes, não somos nutricionistas, apenas o informamos e mostramos o caminho que você poderá seguir.





Certos assuntos podem parecer chatos para algumas pessoas, mas sei que estamos ajudando muita gente. Agradeço as visitas de sempre, e que a cada dia aumentam! Nossa motivação é graças ao feedback do pessoal que sempre nos acompanha. Espero ter ajudado mais uma vez!





Grande beijo,  Bru.



Nenhum comentário:

Postar um comentário