quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Levar marmita para o trabalho favorece a dieta



Minha coleguinha virtual Roberta publicou em seu blog "Antes Gorda agora Fitness", uma reportagem sobre "Levar marmita para o trabalho". Achei tudo a ver comigo. No meu caso é marmita para o trabalho, academia, aula, inglês, estágio, tudo! haha. Como todo mundo me pergunta como faço para cozinhar, reservar, como tenho força de vontade para fazer tudo e comer comida "requentada", elogiam meus potinhos engraçados, haha.. enfim.. Eu não vivo mais sem minhas marmitas! Faz parte do meu dia a dia, cozinhar no domingo é de lei já! Consigo manter a dieta, resisto mais às tentações e de quebra economizo o meu dimdim. Então resolvi colar o texto aqui para os "marmiteiros de plantão".



Levar marmita para o trabalho favorece a dieta 




As queixas são várias: o preço é exorbitante, não há confiança na higienização das verduras cruas, a variedade dificulta a dieta, o cardápio repetitivo desestimula e induz a procura pelo fast food ... Em muitos casos, o ganho de peso é inevitável, quando passamos a comer fora de casa. São várias as justificativas usadas para explicar a dificuldade das pessoas que trabalham fora para comer corretamente. "Preparar a refeição em casa pode ser uma alternativa para os que não estão conseguindo digerir a alta de preços dos restaurantes. Também pode ser útil para os que não resistem ao pastelzinho e às várias ofertas de carnes e sobremesas que abalam a nossa resistência e colocam em risco qualquer projeto de alimentação saudável", afirma a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional. 


Que tal poder continuar almoçando uma refeição genuinamente caseira e sem riscos de surpresas desagradáveis? "É sempre mais seguro planejar antecipadamente o que vamos comer no dia seguinte, principalmente, se fizermos isso após o jantar e sem sinais de fome. Dessa forma, teremos mais chances de acertar nas proporções e nas quantidades dos vários nutrientes que devem compor uma dieta balanceada. Apesar de não ser uma tarefa fácil, as inúmeras vantagens desse procedimento justificam o esforço", reforça a médica, que também é nutróloga. 


 


Como preparar os alimentos


 


A seleção dos alimentos que irão compor a marmita requer atenção especial, pois certos ingredientes apresentam alto potencial de contaminação se não forem conservados em temperatura adequada. "Isso acontece com as preparações que levam leite em sua composição, como molho branco, gratinados em geral e cremes de milho ou espinafre, assim como receitas que contenham queijo ou iogurte. Nesses casos, os alimentos podem compor a marmita, desde que sejam preparados na véspera, mantidos em refrigeração durante a noite e transportados em bolsas térmicas", informa a nutricionista do Citen, Amanda Epifânio. 


O ideal, segundo a nutricionista, é acondicionar as preparações em recipientes individuais, evitando que um alimento possa contaminar o outro. "Preferencialmente, os alimentos que serão transportados devem ser colocados em embalagens térmicas, que irão mantê-los dentro de uma faixa de temperatura segura, ou seja, inferior a 5° C ou superior a 65° C. Preservar as refeições dentro dessas temperaturas previne a proliferação de microorganismos que "azedam" a comida e podem causar desde desconforto gástrico leve até intoxicação alimentar mais séria", explica Amanda Epifânio. 


Quem puder contar com bolsas térmicas poderá preparar sua refeição com certa antecedência, no caso um ou dois dias antes, desde que esta seja mantida sobre refrigeração. "Quem não dispõe desse recurso deverá preparar a marmita pela manhã, ou no máximo, na noite anterior. Nesses casos é possível acondicionar todas as preparações num mesmo recipiente, pois o risco de contaminação diminui quando a refeição é fresca", alerta a nutricionista. 


Todos os alimentos podem ou não estar juntos, mas observar algumas regras ajuda na hora de montar a marmita. "Para quem esquenta a refeição em fogareiro ou banho-maria, o ideal é separar o feijão, que costuma ressecar nesse tipo de aquecimento. Quando separado, é possível acrescentar água antes do aquecimento. Outra dica é nunca misturar salada com as refeições que serão aquecidas. Se não houver a possibilidade de levá-las separadamente, prepare legumes e verduras refogados, que poderão ser esquentados normalmente", ensina Amanda Epifânio. 


 





 


Levar marmita para o trabalho agora é fashion 


As velhas marmitas estão de volta. Agora mais modernas e práticas, elas têm sido usadas como estratégia para controlar melhor a nutrição, cortar gastos com comida e preparar tudo do jeito que o marmiteiro gosta. 


Para a atriz Paola Oliveira, não é constrangimento nenhum levar marmita ao trabalho. "Certas coisas ficam muito intituladas como se fossem só para algumas pessoas. Levo marmita, sim, para o trabalho, pois é uma refeição mais barata e saudável." 


A atriz conta que, no começo, a preparação é trabalhosa. "Mas tenho uma pessoa que cozinha para mim. Levo marmita com arroz, feijão, frango, uma marmita de salada, outra de frutinha para comer à tarde e até sopa no frio." 


Economia foi o que levou o articulador de redes virtuais Diego Casaes, de 23 anos, a se aventurar na cozinha. "Em São Paulo é muito caro se alimentar bem. E a gente acaba sentindo falta de comer coisas mais caseiras." 


Buscando incentivo para manter o hábito que, segundo ele, exige disciplina, criou o blog Moda & Marmita (modaemarmita.posterous.com), no qual posta fotos de seus looks e bentôs - marmita japonesa (veja ao lado). A ideia era economizar com comida para gastar com roupa. "Compro ingredientes que duram a semana inteira e o retorno para a saúde é muito bom." 


A webdesigner Fabiana Zanelati, do site Pimenta do Reino (www.pimentanoreino.com.br), também recorre à marmita. "Trabalho em uma região muito cara e muito lotada no almoço. Juntou-se a isso o fato de tentar comer melhor." 


Restrições 


No caso da assistente comercial Lilian Melo, de 26 anos, o que a leva a optar pelas marmitas desde 2002 são as restrições alimentares. "Não como carne vermelha nem diversas outras coisas. Além disso, não confio na limpeza de restaurantes." 


A gerente de academia Patrícia Vasconcellos, de 29, aderiu à marmita após o conselho de um nutricionista. "Preparo os alimentos sem gordura e priorizo frutas, iogurtes, fibras e castanhas", conta. 


A nutricionista Jacira Conceição dos Santos conta que vários de seus pacientes levam comida de casa para se manterem na dieta. "É uma boa opção para quem quer controlar os ingredientes." 


Mas a nutricionista Mariana Del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), lembra que, na hora de preparar a marmita, o importante é contemplar todos os grupos alimentares. 


Para armazenar, o ideal é carregar o recipiente em bolsa térmica ou colocá-lo na geladeira assim que chegar ao trabalho.


 


Retirado do blog da Robertinha:  http://littlefat2fitness.blogspot.com.br/


 


*Preciso de uma bolsinha térmica, alguém se habilita? haha Já perdi as contas de quantas  marmitas preparei, aí vão algumas minhas:


 








































































O jeito é ter planejamento, organização, boa vontade e dedicação. Afinal, você é o que come!


Tenham um bom dia!


Bru


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário