quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pau que nasce torto nunca se endireita. Será mesmo? Que tal mudar seus hábitos?








"Dizem que pau que nasce torto nunca se endireita. Ao longo da vida, a gente acumula um monte de manias. Na alimentação, alguns desses hábitos, como um docinho a mais, por exemplo, podem custar caro para a saúde – e nunca é tarde para corrigir o que faz mal.


Criar hábitos novos e diferentes é difícil, mas não é impossível. Dá para adaptar a rotina e acostumar o cérebro a uma alimentação mais saudável."



Hoje o programa "Bem-Estar", da emissora Globo, falou sobre esse assunto e me chamou muito a atenção. Falaram sobre nossos hábitos. Como pequenas atitudes, pequenas diferenças na rotina, pensamento, ação, podem influenciar muito na nossa saúde e principalmente para manutenção do nosso peso. Colo abaixo uma parte da reportagem e vou dando as minhas "pinceladas" de opinião ao longo do texto. Leiam!!





"Quando o assunto é o comportamento humano, entra em cena uma força que pode muitas vezes ser ainda mais poderosa – a força do hábito. Os hábitos surgiram para nos ajudar. Estabelecer rotinas foi um jeito que o cérebro encontrou de economizar energia. Uma vez que você já aprendeu a fazer uma atividade, ela tende a ser cada vez menos trabalhosa, e em time que está ganhando não se mexe.


Só que a natureza é traiçoeira. O ser humano evoluiu, passou a viver em cidades e adquiriu hábitos que não são tão saudáveis. Na alimentação, os hábitos errados podem sabotar uma dieta."





Neste caso percebi que mudei muitos hábitos na minha vida, que foram alterados em virtude de dietas e meus objetivos que eu nem percebia que eram hábitos! Como comer um doce TODOS os dias depois do almoço. Eu percebi que acabei largando este hábito com essa nova rotina de vida. Comer chocolate para mim era INDISPENSÁVEL, nem que fosse UM quadradinho (coisa que nem sempre conseguimos controlar não é mesmo?). Comecei a fazer trocas saudáveis. Troquei o chocolate pela barrinha de proteína de chocolate. Que é tão gostosa quanto e é muito mais nutritiva, proteica (obvio), menos calórica e menos gordurosa do que um chocolate! E me sinto muito feliz!! Bom, vamos continuar..





Info bons hábitos (Foto: arte / G1)



Como o quadro acima mostra, os bons hábitos começam na mesa, mas o problema também pode estar entre as refeições. O docinho no fim da tarde é um ótimo exemplo de como um hábito pode ser ruim para a saúde (era o meu caso!!). A alimentação pode ser toda saudável, mas o excesso de doces pode fazer com que ela engorde.















Gente olhando essa foto antigamente eu diria: Mas NUNCA que vou conseguir seguir tudo a risca assim! E hoje percebo que faço TUDO (ou quase tudo tirando o arroz e feijão que nem sempre como juntos) que está descrito ali! E faço muitas vezes sem perceber. Ou seja, se tornou um hábito para mim! Se eu for à um restaurante eu vou escolher o grelhado ao frito sem nenhuma preocupação, sem nenhuma dor! Porque para mim já faz parte da minha vida. Acho que essa renovação de pensamentos e atitudes foi adquirida ao longo do tempo e digo para todos, sim é possível mudar! Continuando à reportagem..





"Os gânglios que ficam na base do cérebro constituem a região onde os hábitos ficam armazenados. Se essa “caixa” se esvazia, o cérebro sente falta – é uma porta de reentrada para os maus hábitos.


Por isso é muito difícil simplesmente abandonar um hábito, é preciso substituí-lo por um novo. Se você come um chocolate todo dia (era euuu), é difícil abrir mão dele, mas você pode trocar pelo meio amargo, que tem menos açúcar. Outra ideia é trocá-lo pela sua fruta predileta, na mesma hora do dia. (Faça a troca que mais lhe convém!)


Um hábito que todo mundo deveria ter é o exercício físico (até que enfim alguém falou nele também né, hehe). Se você é sedentário e quer começar, vá primeiro para uma atividade que te dê prazer. Insista com ela, e o prazer do exercício logo compensará o prazer que uma hora a mais de descanso daria – e o hábito estará criado. (Eu NÃO CONSIGO viver sem atividade física mais. Nem que seja uma caminhada! Porque para mim já faz parte da minha vida, rotina, hábitos...)


Uma troca como essa requer coragem e atitude, mas vale a pena. Você vai abrir mão do que parece seguro, mas só saindo dessa zona de conforto é possível mudar os hábitos. (DISSE TUDO!!!)


Quando o hábito vira vício, é um desafio ainda maior, como é o caso do cigarro. A força de vontade precisa aumentar, mas o mecanismo é o mesmo – é preciso colocar hábitos novos e mais saudáveis no lugar.


Os convidados do Bem Estar também deram uma dica que não está tão ligada aos hábitos, mas que é essencial para proteger a dieta – a lista de compras. Vá ao supermercado com um objetivo definido, sabendo o que você quer, de preferência sem fome. É a melhor maneira de resistir às tentações das guloseimas."





Não foi genial esta matéria? Bom, eu gostei!! Como todo mundo sabe, ninguém constrói um castelo de uma vez só, é de grão em grão.. Então quem sabe você não começa a mudar os seus pequenos hábitos ou "manias" para ter uma vida mais saudável? Aos poucos você vai perceber que àquelas manias nem eram tão importantes assim e você trocou por coisas muito mais benéficas a você e a sua saúde.





PENSE NISSO!





Grande beijo, Bru.



Nenhum comentário:

Postar um comentário