quarta-feira, 19 de setembro de 2012

E os tendões....



E os tendões não são lembrados até que dêem problema, assim como toda parte escondida do corpo humano...



Fato é que, treino para tendão é tensão, logo, automaticamente os tendões são "treinados" tada vez que sobrecarga tensional é aplicada ao músculo.



Bom, se fosse assim fácil e simples, ninguem se machucaria, e por que se machucam?



As causas mais comuns são o excesso de tensão, excesso de tempo sobre altas tensões, tensões repetidas em intervalos em que a capacidade de regeneração do tendão não é atingida.



Beleza, então me dá um exemplo de excesso de tensão...



O melhor exemplo é o do jogador de futebol, handebol, rugby e todos os outros movimentos em que há mudança de sentido brusca, ou seja, rotação da pelve e aceleração subsequente. Quando muda-se de sentido rapidamente, normalmente o pé de apoio faz uma alavanca potente empurrando o chão no sentido contrário em que o atleta estava indo (por exemplo: um defensor que estava acompanhando um ataque de seu time é obrigado a acelerar rapidamente para defender sua área) e uma rotação combinada de tronco, quadril, joelho e tornozelo é realizada praticamente instantaneamente. Em alguns lances de muita má sorte, o pé de apoio ainda está fazendo a alavanca de força contra o solo, utilizando o "grip" para provocar a freada + aceleração. Neste momento o corpo gira em torno do seu eixo axial e, caso o pé de apoio nao gire junto com o corpo no momento em que o joelho gira, este sofre uma rotaçao forçada entre o femur em relaçao a tíbia, muito além dos 3 graus que este está acostumado rompendo o ligamento cruzado anterior, muitas vezes lesionando o menisco medial e fazendo uma fratura do osso trabecular do condilo femural medial, de tanta energia que é dissipada ao se fazer este movimento! Perceba que o ligamento cruzado anterior é um ligamento que histologicamente é semelhante a um tendão, mas como nao há músculos ligados a ele, ele se rompe, causando uma instabilidade traumática imediata e que só pode ser tratada através de reconstrução cirurgica.



Este é um tipo de lesão muito incomum na musculação porque dificilmente movimentos balísticos de tal intensidade e velocidade são praticados, exceto em treinamentos de força e velocidade. Ainda assim, nestes, o eixo do movimento obedece ao eixo biomecanico das articulações e grupamentos musculares envolvidos, de forma que o risco de lesão torna-se mais intenso nos ventres muculares, causando distensões de graus variados do que lesões tendinosas...



Sustentação de altas tensões, estas já sao mais comuns: encontramos, por exemplo, os tendões dos manguitos rotadores do ombro (musculaturas e tendões que sustentam a articulação do ombro ou articulação glenoumeral), quando você treina deltóides, supino, remada, etc... quem faz a força do movimento são as musculaturas principais como os deltoides, peitorais e dorsais, MAS, quem SUSTENTA a congruência da articulação glenoumeral é o manguito rotador... Como este nao é treinado, quase nunca aliás, começa a se desenvolver um gap entre a força das musculaturas centrais do tronco treinadas e o manguito rotador (composto pelo supra espinal, infra espinal, redondo menor e porque não o tendão da cabeça longa do bíceps - este, o principal rebaixador da cabeça do úmero que culmina tornando-se um dos principais mantenedores do espaço subacromial). A partir daí, o manguito começa a ser sobressolicitado, de forma que apesar do peitoral, por exemplo, ser capaz de empurrar o peso adiante, o manguito começa a não conseguir sustentar a articulação glenoumeral, é como se voce trocasse os pneus do seu carro para eles "grudarem"mais no chão quando voce estiver em alta velocidade, mas os parafusos das rodas estarem soltas dos seus respectivos cubos... entendeu agora?



Movimentações leves e repetidas: a clássica LER/DORT; esta todos conhecemos porque é muito bem falada na mídia. sintetizando: é voce fazendo uma coisa que nao deveria fazer tanto, de um jeito que nao deveria fazer nunca! Ah seu cabra! Eu sei que é fogo, mas ergonomia significa segurança e poupança de tempo e dinheiro. Na musculação são comuns, por exemplo, as epicondilites: inflamações dos tendões na região do cotovelo, que, normalmente, vem de sobrecarga de treino de membros superiores, sem o devido preparo da estrutura de extensores e flexores do punho e dos dedos nos antebraços para suportar tal carga de treino para musculaturas de tronco ou membros superiores.



Tempo de regeneracao do tendão: o tendão é uma estrutura colágena cujas fibras estão dispostas paralelamente e suas moléculas de colágeno estão ligadas por pontes de hidroxilas, que se quebram eventualmente e se refazem quando há a oportunidade para. Se nao há essa oportunidade, por exemplo em erros de estrutura de treino quando o volume semanal treinado é muito alem do devido comprometendo o repouso daquele sistema, a primeira coisa é haver uma tendinite: inflamação dos tendões. A segunda, crônica e mais grave é a formação de uma tendinose, que nada mais é que a calcificação dessas microlesões que se tornaram macrolesões devido a repetição gerando uma área de stress físico em que o tendão literalmente se quebra.



Entendeu porque precisa-se treinar direito?

Existem problemas de curto, médio e longo prazo, além dos problemas eventuais devido aos acidentes que acontecem... e lembrem-se: quanto mais músculo, maior o risco de lesão! Primeiro por causa da força aplicada nos tendões e, segundo porque o o corpo mais denso e pesado ganha uma inércia maior provocando nos movimentos uma sobrecarga mecânica articular maior.



Como treinar os tendões?

Treinando direito ora... a falha mecânica depende tanto da repetição quanto do peso. O descanso, fazendo parte do treinamento, deve se tornar suficiente não só para recuperar os nossos músculos cultivados com tanto esforço, quanto os nossos tendões que nos permitem fazer isso...



Abraçao e bom findi com muito descanso e muita saúde! (para na segunda ter muita performance, claro...)



Muzy







Nenhum comentário:

Postar um comentário