quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Manguitos, ombros peitos e treinos...


quem já nao sentiu uma baita dor no ombro fazendo treino para peitorais ou dorsais? Pois é, se este é o caso, e mesmo que seus ombros nao sintam tanta dor quando voce compara o incomodo em uma elevaçao lateral em relacao a execuçao de um movimento de um supino inclinado, saiba: seus ombros podem estar com problema...

o que me chamou atençao para isso foi de uma Muscular Development que comprei na volta do Arnold Classic"s, que tinha um dos temas: Treino de ombros.

Pois bem, hoje vou falar rapidamente daqueles exercicios que parecem bobinhos que normalmente o pessoal faz antes ou depois do treino numa borrachinha, falando um nome engraçado: manguito.

Manguito rotador é um conjunto de 4 musculos que mantem as relacoes anatomicas normais da cabeça umeral em relaçao à glenóide e espaço subacromial primariamente. Algo como a posiçao do inicio do osso do braço, uma vez que esta fica dentro do ombro...

supra espinal, infra espinal e redondo menor fazem o papel de rotadores externos, ou seja giram seu braço, afastando-os do seu corpo, quando acionados. é muito importante para quem tem peitorais muito fortes, porque equilibram o movimento em toda a sua execuçao.

já o subscapular é um importante rotador interno, fundamental para a estabilizacao da escápula em qualquer movimento que isto seja necessário. Normalmente não costuma ser um big trouble maker assim como os rotadores externos, mas tem de se ficar atento a ele: uma inflamaçao na sua porçao tendinosa ou um enfraquecimento muscular relativo pode levar a dor em qualquer movimento de abduçao ou aduçao dos braços realizado ao nivel do peitoral.

para se ter um ombro saudável tem mais dois musculos que sao vitais: o peitoral maior que tambem é um agonista da rotaçao medial do braço (haja visto movimentos complexos como do cross over peitoral) e a cabeça longa do bíceps, que é o principal rebaixador da cabeça umeral, muito comumente envolvidos nas dores anteriores do ombro em aparelhos como supino inclinado ou outros tipos de "press" que trabalhem entre 30 a 90 graus de inclinaçao em relacao ao plano do solo.

toda essa discussao porque nao "MD" eles sugerem que voce treine seu manguito em todo treino de musculaçao - até aí OK! - mas eles indicam que seja no começo, e daí vem a dica do ortopedista e o argumento:

treinem DEPOIS do seu treinamento normal, porque:

1. voce nao sobrecarregará os tendoes machucados caso nao faça um aquecimento que te sirva como analgesico - nao estou dizendo que ter dor é bom, é exatamente o contrário! estou dizendo que se quiser treinar, treine no limite da dor - coisa que o aquecimento do manguito acaba por confundir voce cerebralmente - algo como desligar sua luzinha de que o freio está ruim (nao ter a luzinha nao significa que o freio consertou, certo?)

2. porque se voce for treinar manguito antes do treino principal ele estará fatigado para este e logo, nao será capaz de sustentar os movimentos com grandes cargas ou em grandes amplitudes. as vezes tenho até a sesaçao que as grandes lesoes aconteceram por grandes cargas com manguitos fatigados e previamente semi-lesionados. pode ser comparado como tentar fazer um mega treino de peitoral tendo treinado tríceps antes...

ombro é sério pessoal. é a articulaçao mais dificil de se cuidar porque ela nao tem suporte ósseo. toda a carga é praticamente dissipada pelos tendoes que o compoe.

bom, hoje é isso.

abraço e bons treinos - com muita performance (e muita saúde, sempre...)

Muzy


Nenhum comentário:

Postar um comentário