quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Os alimentos não são exclusivamente o que contém.....


Não confunda: 100g de frango cozido com 100g de proteína... Percebo esta tendência do pessoal confundir os alimentos com o grupo predominante de macronutrientes que eles contem. Frango nao tem só proteína e nem mesmo os suplementos alimentares são substancias puras: contem aromatizantes, flavorizantes, um ou outro macronutrientes em doses menores porque nao se consegue purificar 100% de uma substância de forma que ela fique consumível, ou palatável... Sendo assim, fiz uma tabelinha rápida com os itens mais consumidos nas dietas que nosso grupo costuma prescrever e a partir daí voces podem ter uma boa idéia do que se precisa para atingir o 0,8g a 1,2g de proteína por kg de peso que é recomendado para os sedentários, até os impressionantes 5g de proteína por kg de peso que alguns fisiculturistas divulgam que consomem. Vão por mim, é muita proteína... vamos para as comparações:

0,8g de proteína/kg peso/dia para um sujeito de aproximadamente 100kg é o equivalente à:

- 400g de carne, peixe ou frango ( *com pequenas variações...), ou
- 8.000g de batata doce, ou
- 4.000g de arroz polido, ou
- 2.000g de massa com ovos

5,0g de proteína/kg de peso/dia para um sujeito de aproximadamente 100kg é o equivalente à:

- 2.500g de carne, peixe ou fango *
- 50.000g de batata doce, ou
- 25.000g de arroz polido, ou
- 20.000g de massa com ovos.

Daí caímos na suplementação: lembra-se que falamos de densidade calórica e concentração de nutrientes? pois é, se pegarmos por exemplo, um NO2 Micellar com uma concentração média de 70g de proteína por 100g de produto, perceberemos que para consumir o equivalente em proteína a 2 colheres medidas (45g), precisamos consumir praticamente 200g de carne... isso fora a velocidade de absorção, biodisponibilidade, etc, etc, etc... viu para o que servem os suplementos? Concentrar macronutrientes em um formato que possam ser absorvidos rapidamente e com outras vantagens das quais já falamos.

abaixo, segue a tabelinha para que voces possam ter uma idéia de como é complicado o trabalho do nutricionista, e ver como é fundamental termos um bom profissional nos acessorando...

.
abraço, sucesso e saúde!

Muzy


Nenhum comentário:

Postar um comentário